No segundo domingo do mês de agosto é comemorado o Dia dos Pais e o Procon Municipal de Palmas preparou algumas dicas para os consumidores terem mais segurança na hora de ir às compras, sejam elas nas lojas físicas ou on-line.
A primeira dica é que o consumidor deve ter em mente o que pretende adquirir e o quanto pode gastar. Isso vai facilitar na hora de realizar a comparação de preços e a forma de pagamento. Lembrando sempre que preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, ou ainda, mercadoria falsificada. Portanto, é importante ficar a atento quando se vai às compras.
Na hora de realizar a compra o consumidor deve exigir a nota fiscal, pois ela garante seus direitos e os deveres dos fornecedores de produtos ou de serviços. Antes de comprar, informe-se sobre todas as características do que está sendo adquirido, principalmente a garantia. Vale lembrar que todos os produtos, que ficam expostos nas vitrines e nas prateleiras das lojas, devem apresentar o preço. A etiqueta deve mostrar o valor do produto vendido à vista e, se vendido a prazo, o valor total no final do prazo. Importante saber que o comerciante não pode estabelecer um valor mínimo para a utilização de cartão de crédito ou débito na hora de efetuar o pagamento.
Ao decidir pela compra, o consumidor deve perguntar sobre a política de troca do estabelecimento. Pergunte os detalhes e prazos, por exemplo, se é possível a troca caso o tamanho não sirva, ou ainda se o pai não gostar do presente. Nenhuma loja física é obrigada a trocar produtos sem defeito.
Compras virtuais
Já nas compras virtuais, a orientação é buscar por sites seguros. O consumidor deve evitar aqueles que não disponibilizam telefone, endereço, CNPJ e sempre pesquisar o site, se aquela loja virtual possui problemas com suas vendas (através do www.consumidor.gov.br, na opção Indicadores). Além disso, deve ler com atenção os critérios estabelecidos para a compra, bem como características do produto, formas de pagamento e prazo de entrega. De acordo com Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente pode desistir das compras feitas através da internet ou telefone, o prazo é de sete dias a contar da assinatura do contrato ou no ato do recebimento do produto ou serviço.
O consumidor deve também tomar cuidado com os links disponíveis em redes sociais, mensagens de SMS e de aplicativos. A dica é: ao invés de clicar no link digitar o nome do site na barra de endereços do navegador. É preciso também ficar atento à forma de pagamento nas compras on-line, desconfie se o e-commerce só aceita boleto bancário, depósito ou pix. Isso pode ser um forte indício de golpe, portanto fique atento.
Na necessidade de formalizar uma reclamação, o consumidor poderá procurar uma das unidades do Procon Municipal de Palmas que estão localizadas em dois endereços. Avenida JK (mesmo prédio que funciona a Unidade do Resolve Palmas) de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, ou ainda na Unidade do Resolve Palmas em Taquaralto, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: Unidade JK: (63) 3212-7771; Unidade Taquaralto: (63) 3212-7656.
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