As inscrições para o projeto Imersão Científica, do Programa Futuras Cientistas 2023, encerram nesta segunda-feira, 17. O objetivo é estimular mulheres a atuarem em diversas áreas, como ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Podem participar alunas da 2ª série do Ensino Médio e professoras da rede pública estadual.
As participantes contarão com bolsa-auxílio, experiências em laboratório, desenvolvimento de projetos científicos, modalidade remota e híbrida, workshops interativos e um kit especial do Programa. As inscrições podem ser feitas pelo site www.gov.br/cetene, por meio do preenchimento de um formulário, no qual é preciso informar o e-mail, e responder algumas perguntas. Todo o processo dura cerca de 10 minutos.
O programa terá duração de 21 dias úteis, com o total de 100 horas e será destinado ao processo de familiarização da estudante e professora com a dinâmica da pesquisa científica. Ao final desse período, o pesquisador orientador vinculado ao Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) ou ao instituto parceiro deverá enviar um relatório de avaliação do projeto de pesquisa desenvolvido pelas participantes.
O período de atividade ocorrerá durante o recesso escolar, o que não prejudicará o desempenho da estudante em sala e o planejamento de aula da professora. Todas as informações estão no edital, que pode ser acessado aqui.
Programa Futuras Cientistas
O Futuras Cientistas é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares das Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas áreas de Química, Física, Matemática, Biologia e Engenharias, destinado a estudantes e professoras de ensino médio de escolas públicas estaduais.
O programa teve sua primeira edição em 2012 no Cetene, que é a Unidade de Pesquisa integrante da estrutura básica do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), contemplando as áreas estratégicas da instituição em 15 vagas: Biotecnologia, Nanotecnologia e Computação Científica.
Com o apoio de parceiros estratégicos, como o Consulado Geral dos Estados Unidos, em Recife (PE), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e parceiros locais, como as Secretarias Estadual de Educação de Pernambuco, da Mulher de Pernambuco e Estadual de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, o programa cresceu em 2020, saindo do Cetene e passando a acontecer também em outras instituições do estado de Pernambuco.
Comente aqui