Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e o Instituto Mulher do Estado do Tocantins, custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas participaram, nesta quinta-feira, 20, de uma palestra sobre a prevenção ao câncer de mama.
Entre os assuntos abordados na palestra ofertada por ministrantes do Instituto estão o autoexame, a importância do diagnóstico precoce, o tratamento e as atitudes importantes para prevenção do câncer de mama. Durante a ação também foi realizado momento devocional com as participantes.
“Eu tirei muitas dúvidas e ainda ouvi o testemunho de alguém que passou por isso e venceu. Aqui temos muitas mulheres que não tiveram a oportunidade de falar sobre a mama, então ficou bem mais claro pois conseguimos entender quais são os sintomas, os sinais de alerta e como a gente deve se tocar e se cuidar sem preconceito, e como isso nos livrarmos de algo mais grave”, relatou a custodiada F.S.S, de 33 anos.
A chefe da Unidade, Lilian Moreira, explica que a palestra atingiu o objetivo, pois teve grande participação das custodiadas. “Nós somos gratas aos parceiros que se dispõem a estarem conosco para fazer com que as informações cheguem até as custodiadas e contribuam para que elas possam buscar ajuda. Foi uma palestra muito dinâmica, onde elas tiveram a oportunidade de tirarem suas dúvidas e se expressarem, um momento realmente rico”, ressaltou.
A coordenadora do Instituto Mulher, Lucélia Brito, afirmou que levar essas ações para dentro das unidades penais é trabalhar de forma multiplicadora, já que as mulheres também podem passar informações para seus familiares. “Devido as meninas estarem encarceradas, podem encontrar mais dificuldades em se informarem e entenderem os possíveis sintomas, fazendo com que elas acabem não buscando ajuda. Por isso, nossa ideia foi levar uma palestra multiplicadora para que essas informações também sejam levadas para outras mulheres”, destacou.
Comente aqui