25 egressos dos Sistemas Penal e dois do Sistema Socioeducativo concluíram os cursos de Operador de Computador, Assistente Administrativo e Mecânico de Motos ofertados pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A formatura ocorreu nesta terça-feira, 29, no Escritório Social onde os cursos foram promovidos, e contou com a presença do secretário da Seciju, Deusiano Amorim, que falou sobre da alegria em realizar a formatura para os 27 egressos de ambos os Sistemas nos cursos profissionalizantes. “Esta é uma forma efetiva de garantir a reinserção social, dando a oportunidade de uma nova profissão ou de aperfeiçoamento no trabalho que já executam, colaborando, assim, com a geração de renda e transformação social. O Tocantins é um dos estados com menor reincidência criminal no Brasil, pois, além de garantir os direitos, também entendemos a necessidade de prestar todo o auxílio necessário aos egressos nesta retomada da vida em sociedade”, destacou.
Oradores das turmas
O momento foi marcado pela emoção de três oradores representando os formandos das turmas que trouxeram mensagens motivacionais, falaram sobre as conquistas alcançadas após os cursos e agradeceram aos professores do Senai, a equipe do Escritório Social e ao TJ sobre a profissionalização.
Um dos formandos que fez os cursos de Assistente Administrativo e Operador de Computador, S.R.N, falou sobre a oportunidade. “Para nós, hoje é um momento muito especial, pois estamos finalizando essa etapa da nossa vida e novas oportunidades já estão aparecendo. Graças ao Escritório Social já estou trabalhando e vejo que a gente não pode desistir. A nossa caminhada é longa e apesar de sofrermos preconceitos, temos uma vida e uma família para cuidar”, comentou.
Também estiveram presentes na cerimônia de formatura a coordenadora Pedagógica do Senai, Aurimar Batista, o juiz titular da 4ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Palmas, Alan Martins; o coordenador da Rede de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário do Tocantins (RAESP), Syllas Franklin; o pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Rogério Santos, que presta assistência religiosa aos egressos; a gerente de Políticas de Assistência do Sistema Penal, Sandra Veloso; bem como Paulo Bonfim e Arivelton Pereira representando a Cepema de Palmas.
Cursos
As formações tiveram carga horária de 160h, divididas entre aulas práticas e teóricas que ocorreram nas oficinas montadas no Escritório Social e ministradas pelos professores do Senai, Omara Beserra, André Coelho e Silvio da Silva.
Comente aqui