Teve início nesta segunda-feira (27) a travessia de passageiros entre os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão. O serviço, realizado por dez embarcações, será ofertado gratuitamente por um período inicial de 30 dias, garantido por aporte financeiro do Governo do Tocantins. Esse prazo, no entanto, poderá ser prorrogado conforme a necessidade da população.
A iniciativa foi adotada de forma emergencial devido ao desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226. O incidente, ocorrido entre o Tocantins e o Maranhão, provocou a queda do vão central da ponte, resultando na queda de dez veículos no Rio Tocantins. O acidente deixou 18 vítimas, das quais 14 faleceram, três seguem desaparecidas, e uma pessoa sobreviveu.
O transporte começou a funcionar às 16h desta segunda-feira em parceria com a Prefeitura de Augustinópolis. As embarcações operarão diariamente, das 5h às 19h, exclusivamente para transportar passageiros entre as margens do rio. Os barcos, pertencentes à Associação dos Barqueiros de Aguiarnópolis, têm capacidade para acomodar de cinco a oito pessoas por viagem, garantindo segurança e agilidade no deslocamento.
A decisão foi oficializada na última sexta-feira (24), durante uma reunião virtual liderada pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), com a participação de autoridades. Além de assegurar o transporte emergencial, o encontro debateu soluções permanentes para a mobilidade entre os dois estados.
Inicialmente, o Governo do Estado destinou R$ 135 mil para financiar o serviço por 30 dias, mas já avalia a possibilidade de ampliar o valor para até R$ 300 mil. Paralelamente, estão em andamento negociações para encontrar alternativas definitivas para a ligação entre o Tocantins e o Maranhão.
A fiscalização do transporte ficará sob responsabilidade da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), enquanto o Corpo de Bombeiros atuará com uma equipe fixa na área para monitorar e dar suporte às operações.
Fique informado no PMW Notícias.