A partir desta sexta-feira (4), celulares cadastrados no programa Celular Seguro que forem roubados ou furtados passarão a receber alertas automáticos por SMS ou WhatsApp assim que forem religados — mesmo com outro chip instalado.
A medida foi criada para avisar o novo usuário de que o aparelho é fruto de roubo, mesmo se ele desconhece a origem ilícita do dispositivo. A intenção do Governo Federal é inibir o mercado de celulares roubados, além de permitir que o comprador denuncie o responsável pela venda do aparelho.
Segundo informações do jornal O Globo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública ainda está finalizando o conteúdo da mensagem que será enviada aos aparelhos. A preocupação é manter um tom informativo e educativo, evitando um viés policial.
Lançado em 2024, o aplicativo Celular Seguro é uma das apostas do governo para enfrentar o crescente número de furtos e roubos de smartphones no Brasil. A plataforma permite o bloqueio remoto do aparelho, da linha telefônica e de aplicativos bancários, protegendo os dados da vítima.
🔒 Como se cadastrar no Celular Seguro:
-
Faça login com sua conta Gov.br;
-
Aceite os termos de uso;
-
Registre o celular que deseja proteger;
-
Cadastre pessoas de confiança para acionar o bloqueio em caso de perda ou roubo.
Após o cadastro, qualquer incidente pode ser relatado diretamente pelo aplicativo ou site. É essencial que a linha do celular esteja vinculada ao CPF do titular para que o sistema funcione corretamente. Caso contrário, o alerta não será disparado.
A atualização do Celular Seguro representa um avanço na proteção digital e física dos usuários e reforça o compromisso do governo com a segurança pública por meio da tecnologia.
Acompanhe mais notícias como essa no PMW Notícias 💻📱