Formoso do Araguaia (TO) – Uma cobra sucuri de aproximadamente três metros foi resgatada neste sábado (10) pela Defesa Civil Municipal após ser avistada em uma represa localizada a apenas cinco metros de uma residência na zona rural do município, no sul do Tocantins.
O chamado foi feito por uma moradora que avistou a serpente na represa do córrego Curica, próximo à sua casa. A equipe foi enviada imediatamente ao local e confirmou a presença do animal.
“Chegando ao local já constatamos a mesma. Foi feito o procedimento de captura e logo em seguida a soltura em um ambiente propício, afastado dos grandes centros”, relatou Gilmar Mendes da Silva, diretor da Defesa Civil de Formoso do Araguaia.
Durante o processo de resgate, um dos agentes foi surpreendido com uma mordida de raspão ao tentar levantar a sucuri. “Antes que ela fechasse a mandíbula por completo, consegui retirar a mão. Foi muito rápido. Mesmo assim, os dentes compridos chegaram a causar pequenas lesões na parte superior da mão”, explicou o servidor. Felizmente, o ferimento foi superficial.
A sucuri, que não é venenosa, foi solta em um habitat natural distante de áreas residenciais. Esses animais são serpentes constritoras, ou seja, não utilizam veneno para atacar, mas sim a força muscular para imobilizar suas presas por asfixia. No Brasil, podem atingir até sete metros de comprimento, como é o caso da sucuri-verde.
Apesar do susto, a ação rápida da Defesa Civil garantiu a segurança dos moradores e do animal silvestre, reforçando a importância do manejo adequado de espécies nativas em áreas rurais.
Acompanhe mais notícias do Tocantins no PMW Notícias 💻📱