Em uma ação articulada entre forças policiais de diferentes estados, seis pessoas com mandados de prisão por crimes graves, como estupro de vulnerável e homicídio, foram capturadas nos últimos dias. As prisões fazem parte da Operação Caminhos Seguros, iniciativa que visa intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, além de dar cumprimento a ordens judiciais pendentes.
A operação contou com a atuação da Delegacia Especializada de Polícia Interestadual, Capturas e Desaparecidos (Polinter) da Polícia Civil do Tocantins, em conjunto com outras unidades especializadas, incluindo a 7ª DEIC de Porto Nacional, delegacias de Ponte Alta e Dianópolis, além de apoio da Polícia Federal, Polícia Civil de Goiás e da Polícia Militar do Pará.
Segundo a Polícia Civil, os capturados estavam em diferentes cidades do país. Em 15 de maio, F.C.A., de 26 anos, foi preso em Xinguara (PA) pela Polícia Militar do Pará, em cumprimento a mandado expedido pela Comarca de Xambioá, por estupro de vulnerável. No dia seguinte, S.I.S., de 60 anos, foi detido pela Polícia Federal em Palmas, com sentença condenatória definitiva expedida pela 2ª Vara Criminal da Capital.
Em 23 de maio, mais três mandados foram cumpridos. J.P.C.N., de 69 anos, foi localizado em São José do Xingu (MT), após ação da Polícia Civil do Mato Grosso. Já M.B.F., de 56 anos, foi preso em Ponte Alta do Tocantins, em decorrência de condenação pela Comarca local. No mesmo dia, D.A.M.M., de 46 anos, foi capturado por policiais civis de Dianópolis, também por estupro de vulnerável.
Ainda durante a operação, a Polinter prendeu E.G.A., de 33 anos, que estava em Palmas. Contra ele havia mandado expedido pelo Judiciário de Goiás, por homicídio cometido no município de Mara Rosa (GO).
As ações coordenadas foram resultado da troca de informações entre as instituições envolvidas. Para a Polícia Civil do Tocantins, a operação evidencia a importância da cooperação interestadual e federal na responsabilização de autores de crimes considerados hediondos.
Acompanhe mais notícias do Tocantins no PMW Notícias 💻📱