A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado no Tocantins, realiza operação de Verificação Pós Reparo no equipamento de medição de velocidade.
A ação acontece nesta terça-feira, dia 5, às 9 horas, no instrumento que está instalado na Av. LO 4, faixa de pedestre (Parque dos Povos Indígenas/QD 104 Norte) – Sentido Oeste. Para tanto, o trânsito deverá ser isolado por cerca de quarenta minutos, o que requer a atenção dos motoristas. Na ação, a Agência de Metrologia conta com o apoio da equipe de trânsito da Prefeitura Municipal de Palmas, com o isolamento da área para as aferições.
De acordo com o presidente da AEM, Rérison Castro, “o radar é um equipamento extremamente sensível e precisa estar com a aferição em dia. Raios e quedas de energia podem fazer com que o equipamento necessite de reparo e, posteriormente, de aferição pós-reparo”, aponta o gestor.
Como são feitos os testes metrológicos
Para fazer a aferição dos radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes em cada radar, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.
Para o funcionamento, os instrumentos medidores de velocidade devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.
Para que servem as aferições de radar
A ação tem por objetivo atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.
Motorista deve ficar sempre atento e evitar multas desnecessárias
É importante que o motorista esteja sempre atento à velocidade da via, pois as medições sempre consideram a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas.
Vale ressaltar que todos os radares de Palmas, fixos e móveis, estão em pleno funcionamento.
Comente aqui