Os novos alunos selecionados pelo Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) participaram nesta terça-feira, 03, da aula inaugural de iniciação musical, que será ministrada todas as terças e sextas-feiras, das 15 às 17h30, na Escola de Musica da Guarda. Programa ofereceu mais 30 vagas neste ano.
Davi Lopes, 11 anos e Ítalo Araújo, 10 anos, apaixonados por bateria, estão entre os selecionados. Eles comemoraram muito a chance de aprender música, desde a iniciação, e em seguida passar para prática com instrumentos, e chegar ao coral jovem e orquestra.
A instrutora e Guarda Metropolitana de Palmas, classe C, Hety Pereira da Silva Lima, disse que é um privilégio muito grande receber esses novos alunos. “Estamos felizes porque nós vemos a alegria deles. Ao mesmo tempo em que estamos formando novos músicos, também estamos construindo novos cidadãos, disciplinados que sairão adultos e com formação musical, boa parte empregados”.
O coordenador do Programa Sociocultural de Segurança Preventiva, Inspetor Renisson Oliveira, explica que o projeto foi remodelado em 2020, e utiliza a música como uma ferramenta.
Música
Atualmente os principais instrumentos utilizados no programa são os de sopro, como saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone, bombardino, além dos de percussão como bateria, bombo e caixa. No entanto, mais recentemente foi inserido os eletrônicos como teclado, violão, guitarra e vozes.
Comente aqui