A Agência Tocantinense de Regulação (ATR) aplicou uma multa de R$ 223.648,54 à concessionária BRK Ambiental após um vazamento na rede de água causar a abertura de uma cratera em Araguaína, no norte do Tocantins. O incidente ocorreu na tarde desta terça-feira (1º), no setor Aliança, quando um carro quase foi “engolido” pelo buraco e ficou preso após as rodas dianteiras caírem na cratera.
A ATR informou que a multa foi aplicada em duas modalidades – grave e gravíssima – devido ao impacto do incidente na infraestrutura urbana e na segurança da população. Além disso, a concessionária foi notificada para ressarcir os danos materiais da proprietária do veículo afetado.
Prefeitura e ATR cobram providências
Após o surgimento da cratera, a Prefeitura de Araguaína enviou uma equipe técnica da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano para avaliar os danos e notificou a BRK para que o problema fosse solucionado.
Segundo a ATR, somente no mês de março, foram registrados 17 vazamentos na rede de distribuição de água da cidade. A agência ressaltou que já emitiu 126 autos de infração contra a BRK Ambiental, mas as falhas persistem, comprometendo a infraestrutura e a segurança da população.
BRK Ambiental se manifesta
Em nota, a BRK Ambiental afirmou que o buraco foi causado por um vazamento não visível no asfalto e que, assim que tomou conhecimento do problema, adotou as medidas necessárias para contenção e reparo da via. A empresa também destacou que mantém diálogo constante com a ATR e demais órgãos de fiscalização e está à disposição para eventuais esclarecimentos.
A ATR garantiu que continuará monitorando a situação e tomando medidas cabíveis para assegurar que a concessionária realize os reparos necessários e cumpra com o ressarcimento dos prejuízos causados pelo incidente.
Acompanhe mais notícias do Tocantins no PMW Notícias 💻📱