A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou na manhã desta segunda-feira (12) a contratação do italiano Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira. Considerado um dos maiores técnicos da história do futebol, Ancelotti assumirá o comando da equipe com foco na disputa da Copa do Mundo de 2026.
Em nota oficial, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, celebrou o acerto:
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio”, afirmou. “Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta.”
A entidade também publicou um vídeo em que Ednaldo agradece à torcida pela paciência durante o processo de negociação, que se arrastava desde 2023. Ancelotti deve estrear nos dois próximos compromissos das Eliminatórias da Copa: contra o Equador, no dia 5 de junho, e diante do Paraguai, no dia 10.
Ainda sob contrato com o Real Madrid, Ancelotti só será liberado oficialmente em 26 de maio, após o encerramento do Campeonato Espanhol. Até lá, o clube merengue enfrenta o Mallorca (14/05), o Sevilla (18/05) e a Real Sociedad (24/05). Caso o Barcelona confirme o título antecipadamente, existe a possibilidade de liberação antes da data prevista.
O anúncio põe fim a uma negociação que começou ainda em julho de 2023, quando a CBF já tentava contratar o italiano. Na ocasião, o Real Madrid renovou seu vínculo com o treinador, adiando os planos brasileiros. Durante esse período, a Seleção foi comandada por Fernando Diniz e, posteriormente, por Dorival Júnior. Os resultados abaixo do esperado, especialmente na Copa América de 2024 e nas eliminatórias, culminaram na saída de Dorival em março deste ano, reacendendo o interesse por Ancelotti.
Quem é Carlo Ancelotti
Nascido em 10 de junho de 1959, em Reggiolo, na Itália, Carlo Ancelotti tem um currículo consagrado. Ex-jogador, foi eleito pela revista France Football, em 2019, um dos dez maiores técnicos da história do futebol.
Como treinador, Ancelotti detém recordes importantes: é o maior vencedor da Liga dos Campeões da UEFA (cinco títulos como técnico e dois como jogador), além de três títulos do Mundial de Clubes da FIFA – um com o Milan e dois com o Real Madrid.
Ao longo da carreira, também treinou gigantes como Juventus, Chelsea, PSG, Bayern de Munique e Napoli.
Terceiro estrangeiro na história da Seleção
Ancelotti será o terceiro estrangeiro a comandar oficialmente a Seleção Brasileira. O primeiro foi o uruguaio Ramón Platero, em 1925. O segundo, o argentino Filpo Nuñez, dirigiu o Palmeiras na histórica partida em que o clube representou o Brasil na inauguração do Mineirão, em 1965.
Em 1943, o português Joreca chegou a auxiliar o brasileiro Flávio Costa em dois amistosos, mas não foi técnico principal.
Acompanhe mais notícias como essa no PMW Notícias 💻📱