O Carnaval é uma das festividades mais emblemáticas do Brasil, atraindo milhões de foliões nacionais e internacionais. No ano passado, o país recebeu cerca de 230 mil turistas estrangeiros durante o período carnavalesco, representando um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Embratur.
Para 2025, a expectativa é de um crescimento ainda maior, o que exige que as agências de viagens e empresas de turismo estejam preparadas para atender a essa demanda de forma eficiente. Para enfrentar esse desafio, a capacitação das equipes de vendas, atendimento, logística e hotelaria é essencial.
Segundo Cleib Filho, CEO da 100 Limites Expedições, uma equipe bem treinada é o primeiro passo para converter o alto volume de turistas em clientes satisfeitos. “É preciso preparar os colaboradores para lidar com as particularidades de cada período do ano, principalmente a alta temporada, garantindo um serviço de excelência”, explica.
Preparação para a alta temporada: treinamentos práticos e dinâmicos
Preparar a equipes de turismo requer mais do que conhecimento teórico. É fundamental que os treinamentos reflitam situações reais que os funcionários enfrentarão. “Simulações de atendimento, workshops interativos e dinâmicas de grupo são ótimas ferramentas. As atividades práticas permitem desenvolver habilidades essenciais, como empatia na resolução de conflitos e agilidade no atendimento”, sugere Cleib.
No caso do Carnaval, o especialista recomenda, ainda, que os treinamentos abordem aspectos culturais, familiarizando a equipe com tradições, músicas e costumes locais, por exemplo. “Compreender o contexto local da festa permite que as equipes ofereçam um atendimento mais autêntico e enriquecedor aos viajantes”, destaca.
Estratégia de vendas: personalização e excelência no atendimento
Para Cleib, esse período representa uma oportunidade única para alavancar as vendas. Para isso, é necessário que a equipe de vendas também esteja bem preparada e alinhada com as estratégias da empresa. “Oferecer pacotes personalizados, entendendo as necessidades específicas de cada tipo de cliente, e ser proativo na comunicação são diferenciais que podem aumentar as vendas durante o Carnaval”, afirma.
Ele também enfatiza a importância de treinamentos focados em técnicas de vendas e negociação. “É importante treinar a equipe para identificar oportunidades e fechar negócios de forma eficaz. Além de simulações práticas, estudos de caso são métodos que ajudam os vendedores a aprimorar suas habilidades”, recomenda o CEO.
Outro componente crítico no setor de turismo é a operação logística, especialmente durante eventos de grande porte como o Carnaval. Uma equipe bem treinada também é capaz de gerenciar recursos, horários e imprevistos com mais assertividade e confiança. “Investir no planejamento logístico, gestão de crises e no uso de ferramentas assegura que todas as partes da experiência do viajante ocorram sem contratempos, desde o transporte até as atividades programadas”, ressalta Cleib.
Como encantar o turista no Carnaval
Para a satisfação e fidelização do cliente, a qualidade do atendimento é determinante. No entanto, quando o volume de turistas é elevado, como durante o Carnaval, manter a excelência pode ser desafiador. Dessa forma, as equipes precisam estar preparadas para lidar com a pressão e manter a cordialidade.
“Treinamentos que desenvolvem habilidades de comunicação e gestão de tempo são essenciais, independentemente da época do ano. Incentivar a equipe a ouvir ativamente os clientes e a resolver problemas de forma ágil contribui para que eles tenham uma experiência positiva e voltem a viajar conosco”, finaliza Cleib.
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