O Censo Escolar da Educação Básica 2024, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pelo Inep, revelou dados importantes sobre a realidade da educação no Tocantins. O estado segue com forte presença da rede pública no ensino fundamental e médio, apresenta avanços na educação em tempo integral, mas ainda lida com desafios relacionados à infraestrutura tecnológica e ao atendimento de populações vulneráveis.
Participação da rede pública
No Tocantins, a rede pública segue como principal responsável pela oferta de ensino, especialmente nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Segundo o levantamento, 84,3% das matrículas nos anos iniciais estão concentradas nas redes públicas municipais e estaduais. Já nos anos finais, esse número é de 73,1%, mostrando um equilíbrio maior com a rede privada, que responde por 15,9% das matrículas.
No ensino médio, a rede estadual é dominante, concentrando 83,2% dos estudantes, acima da média nacional (83,1%). A rede privada representa 13,2% das matrículas no estado, um percentual semelhante ao nacional, indicando certa estabilidade na proporção entre redes.
Educação em tempo integral cresce
Outro destaque no Tocantins foi o crescimento da educação em tempo integral. O estado está entre os que mais avançaram nesse quesito, com 28,1% dos alunos do ensino médio da rede pública matriculados em tempo integral — valor acima da média nacional (24,2%). Já no ensino fundamental, 20,1% das matrículas da rede pública são de tempo integral, também superando a média do país (17,8%).
Desafios de infraestrutura e inclusão
Apesar dos avanços, os dados revelam gargalos na estrutura das escolas. O acesso a equipamentos como computadores, tablets e internet ainda é desigual. As escolas públicas do estado têm cobertura de internet inferior às regiões Sudeste e Sul, com destaque para a baixa presença de lousas digitais e tablets para os alunos, o que limita a modernização do ensino.
Além disso, a inclusão de populações tradicionais ainda é um desafio. O Tocantins possui 12.795 matrículas em escolas localizadas em comunidades quilombolas e 7.459 em escolas com oferta de educação indígena. Esses números demonstram o compromisso com a diversidade, mas indicam a necessidade de ações específicas para garantir qualidade e equidade no atendimento.
Educação Infantil e desafios do PNE
No recorte da Educação Infantil, o Tocantins ainda está abaixo da meta de universalização do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê atendimento de 50% das crianças de até 3 anos até 2025. No estado, 20,1% das matrículas em creches estão na rede privada, sendo 59,1% em instituições conveniadas com o poder público.
A pré-escola, por outro lado, apresenta avanço, com 59,0% dos alunos atendidos em tempo integral, superior à média nacional (15,3%), evidenciando políticas locais que valorizam a permanência dos pequenos em atividades escolares por mais tempo.
Conclusão
O panorama apresentado pelo Censo Escolar 2024 revela que o Tocantins tem avançado em aspectos como a ampliação da jornada escolar e o compromisso com a inclusão. No entanto, para alcançar as metas do PNE e melhorar a qualidade da educação, será fundamental investir em infraestrutura, formação de professores e políticas que combatam as desigualdades regionais e sociais.
Acompanhe mais notícias do Tocantins no PMW Notícias 💻📱