Na manhã desta quarta-feira, 12, a Polícia Civil do Tocantins (PC/TO), efetuou a prisão em flagrante de um homem de 47 anos pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, no município de Xambioá, no norte do estado.
delegado-chefe da 22ª Delegacia de Polícia de Xambioá, Gilmar da Silva Oliveira, explica que a ação foi deflagrada em cumprimento a mandado de busca e apreensão domiciliar, no âmbito de um inquérito policial instaurado para apurar os crimes de ameaça, porte ilegal de arma de fogo e disparos de arma de fogo em via pública, fatos que foram narrados pela vítima na delegacia.
Apurou-se que, alguns dias atrás, o indivíduo havia se envolvido em uma discussão por motivo fútil com a suposta vítima, momento em que proferiu ameaças de morte, com uso de um revólver, chegando a efetuar quatro disparos em via pública.
Após tomar conhecimento dos fatos, via registro de Boletim de Ocorrência, o delegado Gilmar representou, junto ao Poder Judiciário, por um mandado de busca no intuito de localizar e apreender a arma usada nos crimes. Com o deferimento da ordem judicial, na manhã de hoje, as equipes da 22ª DP foram até a residência do investigado, o qual afirmou que de fato, possui arma de fogo, no entanto, devidamente registrada.
Ocorre que o suspeito havia cedido a mencionada arma a um amigo, momento em que os policiais constataram a situação de flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, tendo em vista que o estatuto do armamento prevê como crime a conduta de ceder ou emprestar. Na ocasião, os policiais civis também apreenderam um revólver, calibre 38, bem como 11 munições intactas e três deflagradas, do mesmo calibre.
O autuado, após ser conduzido à delegacia para realização dos trâmites legais da prisão em flagrante, foi colocado em liberdade depois de pagar fiança no importe de R$ 10 mil e, com isso, obteve o direito legal de responder ao processo em liberdade.
Fique informado no PMW Notícias💻📱