Com a participação de centenas de pessoas, a cidade de Arraias, localizada a 413 km de Palmas, sedia a 12ª Feira da Agricultura Familiar, nesta segunda-feira, 1º de Agosto. O evento realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Itafós Mineração faz parte da programação do aniversário da cidade, que completou 282 anos de criação.
O encontro ocorreu na Praça Matriz da cidade, reunindo cerca de 120 expositores dos municípios de Arraia, Almas, Dianópolis e Aurora, tendo como objetivos fomentar a comercialização e a divulgação dos produtos da agricultura familiar.
Quem visitou o espaço pôde conferir as diversas variedades de alimentos produzidos pela agricultura familiar local e regional, como a tradicional paçoca de carne seca de Arraias, bolos de arroz, doces, licores, rapaduras, mel, hortaliças, artesanato, entre outros.
Satisfeito com a oportunidade de vendas na feira, o produtor Gerion Bispo de Almeida trouxe alface, couve, maxixe e cheiro verde, vendendo toda a produção durante a exposição. Ele foi também um dos participantes do curso de Cultivo Protegido, realizado pelo órgão nesta semana, e garantiu que com o que aprendeu vai correr atrás para instalar na sua propriedade e assim aumentar a sua produtividade. “A gente vende toda semana, com entregas na terça e sexta e na feira, no sábado. Agora ver a possibilidade de instalar a cobertura para melhorar mais [a produção]”.
O casal do povoado Cana Brava, em Arraias, Francisco Martins dos Santos e Antônia Maria Silva Ramalho, participam da feira todos os anos, e, depois de dois anos parada em virtude da pandemia, comemoram o seu retorno. “Participamos todos os anos, e estamos muito felizes em voltar a feira, e poder vender nossos produtos [bolos, ovos e doces]”, disse a agricultora.
A agricultora Maria de Lurdes Francisca da Conceição, de Arraias, também comemorou os resultados da sua participação no evento anual, ela também foi anfitriã do curso de Horta Protegida e cultivo irrigado, realizado pelo órgão rural aos produtores da região. Para a feira, a produtora levou suas hortaliças e banhas de porco. A novidade foi a alface elefante cultivada na sua propriedade, o seu tamanho atraiu a atenção de quem passava pela banca. “Participamos todo ano, e estamos satisfeitos com a movimentação e as vendas desse ano”, comemorou.
A procura pela tapioca de carne de sol também foi grande pedida da feira. A produtora Raimunda dos Santos Dias veio de Almas para participar do encontro com a famosa tapioca da dona Noca, como é mais conhecida.
O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, e o vice Almir Amaral marcaram presença reforçando a importância da assistência técnica e extensão rural para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. “Essa feira faz parte da história de Arraias, e é exemplo de que nada se faz sozinho, reconhecemos as parcerias, a importância da agricultura familiar, que são os responsáveis por garantir comida na mesa do tocantinense, do Arraiano. E queremos aqui reconhecer a importância da agricultura familiar para o Governo do Tocantins, dando condições de trabalho, de produção e também de comercialização, garantindo renda e a permanência das famílias no campo”, disse.
O prefeito de Arraias, Herman Gomes de Almeida, destacou as ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar na região e agradeceu o apoio do Governo, por meio do órgão Rural.
Segundo estimativas do Ruraltins, estima-se que a feira tenha movimentado a economia local e regional, reafirmando o sucesso de 12 anos de realização.
Comente aqui