O Governo do Tocantins, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizou nessa terça-feira, 24, em Itacajá, audiência pública para discutir a implantação de cursos tecnólogos na cidade e na região, por meio do projeto TO Graduado, executado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A audiência foi dirigida pelo reitor Augusto Rezende e contou com a participação do professor Neurisvaldo Rodrigues do Amorim, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Pedro Afonso, além de vereadores, estudantes e professores.
A audiência foi aberta oficialmente pelo governador Wanderlei Barbosa que, na oportunidade, destacou a importância da oferta de cursos superiores em localidades ainda não atendidas com universidades. “Trabalhamos para promover a descentralização da educação superior, levando aos mais diversos municípios do Estado cursos tecnológicos. Itacajá foi uma das cidades contempladas, o que é uma satisfação imensa”, declarou o Governador.
TO Graduado
Os cursos serão ofertados pelo Núcleo de Atuação Universitária que será instalado em cada município sede do projeto TO Graduado. Ao todo, a Unitins articula a implantação de 15 núcleos em todo o Estado. Segundo o reitor Augusto Rezende, os critérios para escolha dos municípios inclui quantitativo populacional acima de 10 mil habitantes; escola estadual disponível para instalação do núcleo e interesse da comunidade local pelos cursos ofertados.
No início de maio, a universidade iniciou a realização das audiências públicas para discussão da implantação nos municípios de Colmeia e Caseara. Nessa terça-feira, 24, foi a vez de Itacajá. A agenda de encontros segue nos próximos meses, conforme planejamento da Universidade.
Comente aqui