O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, nesta terça-feira (13), o envio de notificações para aposentados e pensionistas que tiveram descontos realizados em seus benefícios por meio de associações. A comunicação está sendo feita exclusivamente através do aplicativo Meu INSS.
Para acessar a notificação, o beneficiário deve baixar gratuitamente o aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS, nas lojas Google Play e App Store. Após a instalação, é necessário criar uma conta com CPF e senha, seguindo o padrão do sistema Gov.br, que unifica o acesso a diversos serviços públicos.
Também é possível acessar o aplicativo utilizando o internet banking de bancos credenciados. Nesse caso, basta escolher a opção “Entrar com seu banco” na tela inicial. Depois de acessar, é importante habilitar as notificações: clique no ícone do sininho, selecione “Configurar Notificações” e ative a opção “Permitir notificações”.
Consulta e reembolso
A partir desta quarta-feira (14), os usuários poderão verificar, no próprio app, o nome da associação responsável pelo desconto. A consulta deve ser feita por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
Se o desconto não tiver sido autorizado, o aposentado ou pensionista poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo Meu INSS, pelo site ou pela central telefônica 135. O INSS informou que, em breve, será divulgado um passo a passo para auxiliar nesse processo.
Alerta contra golpes
O INSS reforça que não realiza ligações ou envia mensagens por SMS para tratar sobre descontos. O único canal de contato oficial será o próprio aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, os beneficiários podem ligar para a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais ágil, o instituto recomenda fazer a ligação após as 16h ou aos sábados.
Para mais informações seguras, o INSS orienta que os beneficiários consultem apenas os canais oficiais: o site gov.br/inss e as redes sociais da instituição.
Acompanhe mais notícias como essa no PMW Notícias 💻📱