O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina nesta sexta-feira (25), às 23h59 (horário de Brasília). A data também marca o fim do prazo para justificar a ausência nas provas de 2024.
As solicitações podem ser feitas na página do participante, acessando o portal Gov.br, com o login no sistema digital do governo federal.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preveem gratuidade para os candidatos que se enquadram em algumas situações específicas, incluindo:
-
Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio na rede pública.
-
Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
-
Pessoas de baixa renda com registro no Cadastro Único (CadÚnico).
-
Participantes do programa Pé-de-Meia.
O valor da taxa de inscrição para o Enem 2025 ainda não foi divulgado, mas, em 2024, a taxa foi de R$ 85. Na edição passada, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos confirmados foram isentos da taxa.
Justificativa de Ausência
Candidatos que estavam isentos em 2024, mas não compareceram nas provas de novembro (ou nas reaplicações de dezembro), devem justificar a ausência para pedir nova isenção para 2025. Os motivos aceitos para justificar a falta incluem:
-
Acidente de trânsito
-
Assalto ou furto
-
Morte na família
-
Problemas de saúde, como internação ou repouso médico
-
Mudança de residência para acompanhar familiar
Os documentos que comprovam esses motivos estão listados no Anexo I do edital do Inep.
Resultado e Recursos
O resultado das solicitações será divulgado no dia 12 de maio. Para aqueles com pedidos negados, o período de recursos ocorrerá entre 12 e 16 de maio, com o resultado final sendo publicado no dia 22 de maio. É importante lembrar que a aprovação do pedido de isenção não garante automaticamente a participação no exame. Os candidatos aprovados deverão se inscrever no Enem 2025 após a divulgação do edital.
Caso o recurso de isenção seja negado, o candidato terá que pagar a taxa para participar do exame.
O Enem e a Educação Superior
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, através de programas como o Sisu, o Prouni e o Fies. Além disso, as notas do Enem são aceitas por instituições de ensino superior em Portugal. Cada universidade brasileira define como utiliza as notas do exame, que avaliam o desempenho do estudante ao fim da educação básica.
Acompanhe mais notícias como essa no PMW Notícias 💻📱