A operação Tiradentes foi executada do dia 21 ao dia 24 desse mês. Nesse período foram reforçados pontos de fiscalização nas rodovias e estradas federais que cortam o estado do Tocantins, com o objetivo de identificar condutas irregulares de condutores infratores, e também combater a criminalidade.
A operação, que não era realizada desde 2019 devido aos efeitos da pandemia do Covid-19 e pelas datas não terem proporcionado, anteriormente, um feriado prolongado, permitiu a identificação de condutas, pelos usuários das vias, propícias de ocasionar acidentes de trânsito. Apesar do registro de redução de acidentes totais (-44%) e de acidentes graves (-50%), em comparação ao último ano de realização (2019), foram registrados valores significativos de autuações.
Foram fiscalizados 737 veículos, e realizados 13 autos pela infração de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada pela ingestão de álcool. No primeiro dia da operação (21), foi possível executar três prisões por embriaguez ao volante na BR 153. Além dessas condutas, obteve-se aumentos, em comparação ao mesmo período deste feriado em 2019, de casos de não utilização de cinto de segurança ( 443%), ultrapassagens indevidas (161%) e crianças sem dispositivos de retenção (60%).
No período do feriado, ainda foram registrados, 04 casos do crime de permitir, confiar ou entregar direção do veículo a pessoa não habilitada, sendo 03 ocorridos na noite do domingo (24), em Araguaína/TO.
Apesar dos esforços realizados pela PRF para a conscientização de condutores e passageiros sobre suas responsabilidades para a redução da violência no trânsito, houve um aumento de 49% em autos de infrações em relação ao ano de 2019, o que demonstra que o comportamento de muitos condutores ainda coloca em risco a segurança de todos os usuários das rodovias.
Comente aqui