Professores da rede pública de ensino do Tocantins poderão concorrer a 240 vagas distribuídas em quatro cursos de pós-graduação lato sensu ofertados gratuitamente. A iniciativa é fruto de um convênio entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde (Cepels/UFT).
Os cursos ofertados são:
-
Gestão de Equipes e Liderança Educacional
-
Inovação Pedagógica na Educação Digital
-
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades e Superdotação
-
Bem-Estar, Saúde e Lazer Docente
O edital e o período de inscrições serão divulgados nesta quinta-feira, 22 de maio, nos canais oficiais da UFT.
Cursos gratuitos com foco em demandas da educação
Segundo o coordenador das especializações, Kelber Abrão, os cursos de pós-graduação foram pensados a partir de demandas identificadas na rede de ensino estadual. “Mapeamos áreas sensíveis da atuação docente, como o enfrentamento dos desafios com alunos com TEA e TDAH, e também a necessidade de fortalecer a liderança escolar e o bem-estar dos professores”, explicou.
Cada curso terá 60 vagas e será totalmente gratuito, incluindo a isenção da taxa de inscrição.
Quem pode participar
As 240 vagas serão distribuídas da seguinte forma:
-
33 vagas por curso para profissionais vinculados à Secretaria de Estado da Educação (Seduc/TO)
-
15 vagas para docentes da rede municipal do Tocantins
-
6 vagas para servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES/TO)
-
6 vagas para técnicos da UFT ou candidatos que se encaixem em ações afirmativas (pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou com deficiência), conforme a Resolução nº 14/2017 da UFT
Processo seletivo em três etapas
O ingresso nos cursos será por meio de processo seletivo composto por três fases:
-
Prova escrita eliminatória
-
Análise da Carta de Motivação (classificatória)
-
Avaliação curricular (classificatória)
Fortalecimento da qualificação docente
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que a iniciativa integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), voltado à valorização dos profissionais da rede pública. Segundo ele, este é o terceiro convênio entre o Governo do Estado e a UFT, sendo o maior em número de vagas.
O governador Wanderlei Barbosa também comentou sobre o anúncio. “Essa é mais uma ação voltada para o fortalecimento da educação no Tocantins, com foco na qualificação dos nossos professores”, afirmou.
Mais informações sobre o processo seletivo estarão disponíveis no site www.uft.edu.br/cepels e no Instagram oficial do Cepels/UFT: @cepels_uft.
Acompanhe mais notícias do Tocantins no PMW Notícias 💻📱