O estado do Tocantins foi reconhecido nacionalmente pelas ações de inclusão socioeconômica e qualificação profissional. Com índice de 17,71%, o estado garantiu a 5ª colocação na categoria Combate à Desigualdade do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A premiação faz parte do programa Acredita no Primeiro Passo e valoriza iniciativas que promovem geração de renda, capacitação e estímulo ao empreendedorismo para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), no ciclo 2023/2024.
Na avaliação, Tocantins ficou atrás apenas de Sergipe (32,47%), Pernambuco (19,78%), Bahia (19,42%) e Paraíba (18,62%), segundo dados do Índice Brasileiro de Empregabilidade e Mercado de Trabalho (IBEM/FGV).
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir Divina dos Santos, atribui o resultado ao esforço contínuo do governo estadual em capacitar a população. “Cursos e capacitações têm aprimorado habilidades e competências específicas, o que tem possibilitado uma melhor colocação no mercado de trabalho e preparado muitos para o desafio de empreender”, destacou.
A cerimônia de premiação reuniu representantes do governo federal, autoridades estaduais, lideranças sociais e empreendedores. O ministro Wellington Dias destacou o papel transformador da premiação: “Estamos celebrando o resultado do campeonato do bem, fruto de muito trabalho. Este prêmio é um estímulo para que gestores sigam promovendo ações que geram dignidade e autonomia para a população brasileira”, afirmou.
Sobre o CadÚnico
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é a principal ferramenta de identificação de famílias em situação de vulnerabilidade. Ele garante acesso a programas como o Bolsa Família e outras políticas públicas voltadas à inclusão e proteção social.
Acompanhe mais notícias do Tocantins no PMW Notícias 💻📱