A gravidez é um momento marcante na vida de qualquer mulher e impacta toda a família. No entanto, quando ocorre na adolescência, pode trazer riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) participa da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, realizada anualmente de 1º a 8 de fevereiro.
Dados preliminares do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde, mostram que, em 2024, o Brasil registrou 172.857 nascimentos de bebês cujas mães tinham entre 8 e 19 anos.
No Tocantins, dos 21.452 nascimentos registrados em 2024, 3.303 foram de mães adolescentes (10 a 19 anos). Os dados indicam uma redução significativa ao longo do ano, com os números caindo de 1.133 no primeiro quadrimestre para 1.087 no segundo e 733 no terceiro – uma queda de 32,57% em relação ao segundo quadrimestre e de 35,29% em relação ao primeiro. Essa redução demonstra avanços na prevenção da gravidez precoce no estado.
A enfermeira e técnica da área da saúde do adolescente da SES-TO, Elizeth Mendes, destaca a importância da conscientização: “Abordar esse tema é essencial para prevenir gestações não planejadas e garantir que adolescentes tenham acesso a informações sobre saúde sexual e reprodutiva, minimizando impactos negativos em suas vidas”.
Ela também ressalta que a Secretaria desenvolve ações contínuas de educação em saúde para prevenir a gravidez na adolescência. “Promovemos atividades educativas em parceria com os municípios e estamos divulgando o webinário realizado em novembro, que traz informações relevantes para profissionais da área”, explicou. O webinário pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/live/uynMS55tkBY.
Sobre a Semana Nacional
Criada pela Lei nº 13.798/2019, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi incorporada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990). Seu objetivo é promover campanhas educativas e preventivas para reduzir os índices de gravidez na adolescência em todo o país.
Fique informado no PMW Notícias.