5.783 candidatos estiveram presentes no vestibular da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) neste domingo, 04. A taxa de abstenção foi de 17,52%, a menor já registrada em comparação aos últimos vestibulares gerais realizados pela instituição. As provas foram aplicadas em 12 unidades de ensino nas cidades de Araguatins, Araguaína, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins.
Todo o processo ocorreu sem intercorrências, com o apoio das Polícias Militar, Civil e Científica, que garantiram a segurança e lisura do certame. Ao todo, 680 vagas foram ofertadas em 17 cursos de graduação. Os portões dos locais de prova foram abertos às 8h (horário de Brasília).
Gustavo Araújo Freitas, de 20 anos, veio de Parauapebas (PA) para fazer a prova no Câmpus Augustinópolis. “A gente coloca uma expectativa e ela [a prova] sempre supera. A prova é tão clara e objetiva no fundamento das questões que, às vezes, se torna uma pegadinha para o candidato e é por isso que a gente se prepara tanto e é importante manter a calma. Eu escolhi prestar o vestibular da Unitins para Medicina pela proximidade do Câmpus com a minha casa. Sou de Parauapebas e Augustinópolis fica a pouco mais de 300km de distância”, contou o candidato.
Luiza Cezemer, de 18 anos, moradora de Gurupi (TO) viajou para fazer o vestibular em Palmas. “Lá na minha cidade a Unitins é muito conceituada, mesmo não havendo Câmpus na cidade. Então, as minhas expectativas para a prova são as melhores possíveis, apesar do nervosismo que é normal em todo vestibular, eu me preparei bastante e estou confiante”.
O candidato Marcus Vinícius Pachêco, de 19 anos, contou como foi sua preparação para a tão sonhada vaga no curso de Enfermagem. “Me preparei por um bom tempo e, se Deus abençoar, vou sair com um bom resultado daqui hoje. A Unitins é uma referência para mim no Tocantins e sempre tive vontade de fazer parte”, contou Marcus. Natural de Brasília (DF), Erika Karoline, de 20 anos, contou que se prepara há 3 anos para o vestibular. “Eu já conhecia a Unitins e estudo para essa prova há muito tempo para realizar meu sonho de cursar Medicina em uma universidade pública”, relatou.
Para o candidato Paulo Victor Franco, de 19 anos, apesar de a preparação ser cansativa, a hora é de manter a calma e colocar em prática o que estudou. “É a segunda vez que faço o vestibular da Unitins e dessa vez estou mais confiante”.
A prova
Comente aqui