O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou nesta quinta-feira, 19, as quatro novas salas de cirurgia do Hospital Geral de Palmas (HGP). Com os novos espaços, a estimativa é de ampliar os atendimentos cirúrgicos em 40%.
A criação de novas salas de cirurgia era uma demanda antiga, do hospital de maior referência no Estado do Tocantins, o HGP. “Estamos animados com esses novos ambientes, o HGP é uma referência e o nosso objetivo é trazer mais melhorias para a saúde pública do Estado”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.
O HGP tinha, até então, dez salas de cirurgias, e, em média, eram realizadas 880 cirurgias por mês. Agora, com 14 salas, devidamente equipadas, a estimativa é aumentar esse quantitativo realizando cerca de 1.200 cirurgias por mês. “Com a inauguração dessas quatro salas cirúrgicas, vai ajudar a diminuir a fila das cirurgias eletivas. Vamos destinar uma sala exclusiva para cirurgia eletiva, uma sala exclusiva para ortopedia e uma sala exclusiva para neurocirurgia. E a partir de hoje [quinta-feira, 19], já começam a funcionar as salas aumentando o nosso quantitativo de cirurgias por mês”, informou o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo.
As salas estão equipadas com arcos cirúrgicos, mesas cirúrgicas e aparelho de anestesia. O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, reforçou que a aquisição de aparelhos foi fundamental para a criação das salas e que foi pensada também para equipar outros hospitais no Tocantins. “No HGP, o ambiente já existia. Nós precisávamos de equipamentos e, com ajuda das emendas parlamentares da bancada federal, conseguimos comprar os equipamentos, que foram para as novas salas cirúrgicas, em Palmas. Esses equipamentos também ajudarão na melhoria das estruturas de outros hospitais do Estado”, destacou.
Comente aqui