A Prefeitura de Palmas confirmou que a passagem de transporte coletivo permanecerá no valor reduzido de R$ 2 até o dia 30 de abril. A medida será oficializada por meio de um decreto a ser publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (31).
A redução da tarifa, que anteriormente custava R$ 3,85, foi implementada em fevereiro devido à transição da gestão do serviço, que deve deixar a administração pública e ser concedido à iniciativa privada. Segundo a prefeitura, o edital para essa concessão está em fase final de análise pelos órgãos de controle, mas ainda não há uma data definida para sua publicação.
Além da manutenção da passagem de transporte coletivo, a prefeitura informou que o transporte público seguirá gratuito aos finais de semana e feriados. Os usuários podem realizar recargas nos terminais de ônibus e nas unidades do Resolve Palmas localizadas em Taquaralto e na Avenida JK.
Concessão do Transporte Público
O transporte coletivo de Palmas foi gerido por uma empresa privada por mais de 20 anos. Com o fim do contrato em 2022, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) decidiu municipalizar o serviço e criou a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) para gerir a operação.
Em 13 de janeiro deste ano, a prefeitura publicou um decreto autorizando a realização de uma nova concessão para a iniciativa privada, que terá validade de 20 anos, com possibilidade de prorrogação. O processo de licitação ocorrerá na modalidade de concorrência pública e contemplará um único lote de serviços, com uma frota de 180 ônibus para atender cerca de 323 mil habitantes.
A administração municipal ainda não divulgou um cronograma para a licitação, mas reforçou que o objetivo é garantir um serviço eficiente e acessível à população.
Acompanhe mais notícias do Tocantins no PMW Notícias 💻📱