Durante o período de transição para o novo sistema de bilhetagem do transporte coletivo em Palmas, a Prefeitura prorrogou a gratuidade da tarifa até o dia 20 de maio. A medida busca facilitar a adaptação dos usuários enquanto ocorre a emissão dos novos cartões.
Idosos e pessoas com deficiência (PCD) permanecem isentos da exigência de apresentar o cartão nesse período, mas quem optar por solicitar o documento pode fazê-lo na sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), na Avenida Teotônio Segurado, das 8h às 16h. Para emissão, é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de endereço.
Os demais usuários podem procurar os seguintes pontos de atendimento:
-
Espaço Cultural – das 8h às 18h, inclusive aos finais de semana, até 20 de maio;
-
Resolve Palmas JK e Taquaralto – das 8h às 18h, em dias úteis.
Desde o início da semana, a procura pelo novo cartão tem gerado filas. Nesta quinta-feira (8), foi iniciado um mutirão no Espaço Cultural com 15 guichês de atendimento. Estruturas de triagem foram montadas no estacionamento, mas alguns usuários relataram falta de organização.
“É falta de responsabilidade. Tem gente que chegou lá [no Resolve Palmas] 4h da manhã e a mulher mandou vir pra cá. Chego aqui e é tudo desorganizado”, reclamou seu Teresino, um dos usuários na fila.
Novos veículos em circulação
A Prefeitura também anunciou a entrada em operação de uma nova frota com 154 ônibus zero-quilômetro, além de 14 veículos reserva e 10 vans. Os veículos são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB, rampas de acessibilidade e sistema de monitoramento interno e externo. Cada ônibus tem capacidade mínima para 40 passageiros.
A frota faz parte de um contrato emergencial firmado com a empresa Sancetur (Santa Cecília Turismo LTDA), no valor de R$ 196,2 milhões, com validade de um ano.
Acompanhe mais notícias do Tocantins no PMW Notícias 💻📱